O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma nova bateria de exames neste domingo (3/11), no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.

Essa é a quarta faz que ele repete os exames para monitorar o estado de saúde, após sofrer um acidente doméstico há duas semanas.

No dia 19 de outubro, Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, quando bateu a nuca e precisou levar cinco pontos após ferimento na região occipital, parte posterior do crânio.

O acidente resultou em traumatismo craniano, sangramento no cérebro e sutura na área da nuca. Desde então, Lula está sob acompanhamento médico.

Na última quinta-feira (310), o boletim médico mostrou que o quadro de saúde do petista é estável, mas que ele deve continuar trabalhando em Brasília.

Ou seja, o presidente está impedido de realizar viagens. Para preservar a saúde dele, viagens internacionais precisaram ser canceladas, como a viagem à Rússia para a 16ª Cúpula dos Brics.

As agendas de trabalho em Brasília, no entanto, continuam sendo cumpridas normalmente.

A expectativa é que Lula esteja apto a participar da cúpula do G20, no Rio de Janeiro, que será presidida pelo Brasil neste ano.