A segurança pública do Distrito Federal ganhou o reforço de 1.063 profissionais. Nesta terça-feira (5), o governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou decretos de nomeação de 791 policiais civis e 272 policiais penais.
Os policiais nomeados em cerimônia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães foram aprovados no último concurso público da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que ocorreu em 2021.
Na ocasião, Ibaneis Rocha destacou que o Distrito Federal é a segunda capital “mais segura do Brasil” e a primeira “em qualidade de vida”.
“Esse resultado a gente está colhendo com os números da segurança pública dentro da nossa cidade. Temos os menores índices de homicídios e a melhoria este ano ainda não é o que nós queremos”, ressaltou.
“Agora, com as nomeações desses 791 policiais civis e 272 policiais penais, a gente pretende controlar melhor o crime. Sabemos que os estados que não tiveram esse controle na hora certa foram invadidos pelo crime organizado e hoje tem muita dificuldade de o estado recuperar a sua condição”, acrescentou o governador.
As nomeações foram possíveis graças à articulação do Governo do Distrito Federal (GDF) no Congresso Nacional para alterar a Lei Orçamentária Anual (LOA), permitindo o aumento do quadro e a contratação dos profissionais.
O governo do Distrito Federal (GDF) ainda planeja mais nomeações para o ano de 2025.
“A gente espera ainda, durante o ano de 2025, nomear o restante dos policiais penais e dos policiais civis, completando esse cargos que são tão necessários para a manutenção da segurança na nossa cidade”, completou o chefe do Palácio do Buriti.
*Com informações da Agência Brasília