Líderes parlamentares participaram, nesta quarta (6), da solenidade de abertura da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20) no Congresso Nacional.

O encontro com a presença de delegações internacionais dos países membros do G20 ocorre até sexta-feira (8) para debater questões globais urgentes.

Com o tema “Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável”, o evento trata de temas como o combate à fome, a redução da pobreza e a transição ecológica justa e inclusiva.

O evento vai contar com a participação dos chefes dos três Poderes e seria presidido pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.

No entanto, ele não pôde participar e indicou a senadora Leila Barros, líder da Bancada Feminina, para substituí-lo.

Além do presidente da Senado, os presidentes da Câmara, Arthur Lira; da República, Luiz Inácio Lula da Silva; e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, também marcaram presença.

“Não há como falar de combate à fome, à pobreza e à desigualdade se não avançarmos na promoção da igualdade de gênero, da autonomia econômica feminina e da superação do racismo”, destacou Lira em discurso de abertura.

Participantes

Ao todo, 35 delegações estão confirmadas no evento — 14 delas com presença de presidentes de parlamentos e 13 com vice-presidentes.

São elas: a União Europeia (Parlamento Europeu), a União Africana (Parlamento Pan-Africano), África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, Canadá, China, França, Índia, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, República da Coreia, Rússia e Turquia.

Organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a ONU Mulher também confirmaram a participação na cúpula parlamentar.

P20

O objetivo do P20 é fortalecer a diplomacia parlamentar e promover o intercâmbio de ideias e experiências entre os países com as maiores economias do mundo.

Além disso, visa reforçar a governança global e aproximar os parlamentos das demandas reais das populações.

O encontro ocorre poucos dias antes da cúpula de líderes do G20, que vai ocorrer entre os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.