Ícone do site Portal Norte

Encontro de líderes do G20 encerra com convite para novo modelo de governança global

ccj senado

Senado - Geraldo Magela/ Agência Senado

A 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20) encerrou, nesta sexta-feira (8), com um convite para a construção de um novo modelo de governança global.

Os líderes políticos criticaram a atual ordem mundial global e defenderam a necessidade de um novo arranjo de governança para o cenário internacional.

A terceira sessão de trabalhos do P20 teve como tema “Parlamentos na construção de uma governança global adaptada aos desafios do século XXI”.

O evento ocorreu entre quarta (6) e sexta-feira (8) no Congresso Nacional e contou com a participação de parlamentares brasileiros e estrangeiros.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, declarou que o sistema internacional enfrenta uma “crise multifacetada” nos aspectos geopolítico, econômico e ambiental.

Segundo ele, só é possível enfrentar esses desafios de forma eficaz e produtiva com a reforma das instituições e dos mecanismos de governança global.

“Precisamos discutir o papel crucial dos parlamentos nesse movimento, seja na participação em organizações internacionais, seja no debate e aprovação de acordos internacionais e na harmonização de políticas públicas em âmbito nacional”, destacou.

Encerramento

Durante a sessão de encerramento, participantes do P20 e representantes de países convidados adotaram por consenso a declaração conjunta “Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável”.

De acordo com o documento, os parlamentares devem “estar no centro da busca coletiva por soluções urgentes, centradas nas pessoas, democráticas e sustentáveis”.

O documento reúne as posições dos parlamentos e países envolvidos em questões globais, como luta contra a desigualdade de gênero e a necessidade de uma governança global mais equitativa e representativa.

Também estava prevista a participação do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na cerimônia de encerramento.

No entanto, ele teve que se ausentar do evento em decorrência do falecimento do pai, Helio Cota Pacheco, aos 81 anos.

A declaração conjunta será enviada aos chefes de Estado do G20, que estarão no Brasil entre os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

*Com informações da Agência Senado

Sair da versão mobile