Ícone do site Portal Norte

Encontro de líderes do G20 encerra com convite para novo modelo de governança global

Encontro de líderes do G20 encerra com convite para novo modelo de governança global

Encontro de líderes do G20 encerra com convite para novo modelo de governança global Foto - Geraldo Magela/ Agência Senado

A 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20) encerrou, nesta sexta-feira (8), com um convite para a construção de um novo modelo de governança global.

Os líderes políticos criticaram a atual ordem mundial global e defenderam a necessidade de um novo arranjo de governança para o cenário internacional.

A terceira sessão de trabalhos do P20 teve como tema “Parlamentos na construção de uma governança global adaptada aos desafios do século XXI”.

O evento ocorreu entre quarta (6) e sexta-feira (8) no Congresso Nacional e contou com a participação de parlamentares brasileiros e estrangeiros.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, declarou que o sistema internacional enfrenta uma “crise multifacetada” nos aspectos geopolítico, econômico e ambiental.

Segundo ele, só é possível enfrentar esses desafios de forma eficaz e produtiva com a reforma das instituições e dos mecanismos de governança global.

“Precisamos discutir o papel crucial dos parlamentos nesse movimento, seja na participação em organizações internacionais, seja no debate e aprovação de acordos internacionais e na harmonização de políticas públicas em âmbito nacional”, destacou.

Encerramento

Durante a sessão de encerramento, participantes do P20 e representantes de países convidados adotaram por consenso a declaração conjunta “Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável”.

De acordo com o documento, os parlamentares devem “estar no centro da busca coletiva por soluções urgentes, centradas nas pessoas, democráticas e sustentáveis”.

O documento reúne as posições dos parlamentos e países envolvidos em questões globais, como luta contra a desigualdade de gênero e a necessidade de uma governança global mais equitativa e representativa.

Também estava prevista a participação do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na cerimônia de encerramento.

No entanto, ele teve que se ausentar do evento em decorrência do falecimento do pai, Helio Cota Pacheco, aos 81 anos.

A declaração conjunta será enviada aos chefes de Estado do G20, que estarão no Brasil entre os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

*Com informações da Agência Senado

Sair da versão mobile