O presidente da China, Xi Jinping, desembarca em Brasília, nesta terça (19), para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio da Alvorada.

O líder do Partido Comunista Chinês está no Brasil para a cúpula do G20 e permanece na capital federal até quinta-feira (21).

Durante o período de estadia, as forças de segurança serão mobilizadas com reforço policial em sete pontos da cidade, além de bloqueio marítimo do Lago Paranoá.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, haverá intervenções e restrições de acessos de veículos na Esplanada dos Ministérios, na quarta-feira (20).

Além disso, serão feitas intervenções pontuais e temporárias durante os deslocamentos de autoridades.

A segurança dos deslocamentos será garantida pela Polícia Federal (PF), com suporte de militares.

De acordo com informações da CNN, a Marinha do Brasil vai realizar um bloqueio marítimo de 500 metros nas áreas de acesso por água ao hotel onde a comitiva estará hospedada.

Esquema de segurança

A partir das 23h45 desta terça (19), o acesso de pedestres e veículos na Esplanada dos Ministérios será restringido nas vias N1 e S1 até a via L4, na altura do 1° Grupamento de Bombeiros (CBMDF).

Os horários de restrição e de liberação das vias ocorrerão conforme avaliação das equipes técnicas, visando segurança e a mobilidade urbana.

A pasta ainda informa que haverá reforço policial na área central de Brasília, assim como em outros pontos estratégicos.

Os militares do Exército também vão reforçar a segurança no Palácio do Itamaraty durante um evento que contará com a presença dos líderes.

Desde o início do mandato, o presidente Lula (PT) tem buscado aprofundar as relações com a China, o principal parceiro comercial do Brasil.