O 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro abre suas portas neste sábado (30), celebrando a produção nacional no Cine Brasília.
Com 79 filmes programados, o evento promete uma programação intensa, com mostras Competitiva Nacional, Brasília e paralelas, a partir de domingo (1º/12).
O primeiro dia será dedicado à Cerimônia de Abertura, marcada para às 20h, que contará com a exibição mundial do aguardado longa Criaturas da Mente, de Marcelo Gomes, e a entrega do Troféu Candango à atriz Zezé Motta.
O festival homenageia a consagrada atriz Zezé Motta, que receberá o prêmio pelo Conjunto da Obra, 49 anos após sua vitória como Melhor Atriz por Xica da Silva (1975).
Além de sua brilhante carreira, Motta é reconhecida pela sua militância em prol da memória das artes negras, como fundadora do Centro de Informação e Documentação do Artista Negro.
Para celebrar seus 80 anos, será exibido Xica da Silva, em uma sessão única no domingo (1º), às 19h.
A Cerimônia de Abertura também fará homenagens póstumas a figuras essenciais do cinema de Brasília, como a produtora Mallú Moraes, o cineasta Pedro Anísio e o renomado documentarista Vladimir Carvalho, cujo legado será eternizado com a nomeação da Sala de Cinema Vladimir Carvalho no Cine Brasília.
Além disso, a roteirista e produtora Delvair Montagner será celebrada por seu trabalho com povos quilombolas e indígenas.
O festival traz ainda uma programação de acessibilidade, com tradução em Libras, audiodescrição ao vivo e legendagem em segunda tela, além de transmissões ao vivo no canal oficial do evento no YouTube.
Para conferir a programação acesse o site.