Ícone do site Portal Norte

Dívida Bruta do governo atinge o maior valor da história, saiba quanto

Lula fala sobre Musk ir contra decisões de Moraes sobre o X: 'Não é porque tem muito dinheiro que pode desrespeitar'.

Dívida do governo Lula. - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Banco Central (BC) apontou que a Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) atingiu um valor histórico, que faz parte das contas do governo federal, INSS e governos estaduais e municipais.

A dívida bruta atingiu R$ 9 trilhões em outubro de 2024. Esse valor equivale a 78,6% do Produto Interno Bruto (PIB).

De acordo com os dados divulgados no relatório de estatísticas fiscais, que foram publicados pelo Banco Central nesta sexta-feira (29), o atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acumula um dívida bruta de R$ 1,8 trilhão.

Segundo o BC, os números de outubro significam um aumento de 0,4 pontos percentuais do PIB quando comparado ao mês anterior.

Esse resultado foi impulsionado principalmente pelo aumento dos juros nominais apropriados (+0,7 p.p.), pela desvalorização cambial (+0,3 p.p.), pelo resgate líquido de dívida (-0,1 p.p.) e pela variação negativa do PIB nominal (-0,5 p.p.).

No acumulado do ano, registra-se um aumento de 4,2 pontos percentuais no PIB, impulsionado principalmente pela incorporação de juros nominais (+6,3 p.p.), pela emissão líquida de dívida (+1,1 p.p.), pelo efeito da desvalorização cambial acumulada (+0,7 p.p.), pelo reconhecimento de dívida (+0,2 p.p.) e pelo impacto negativo do crescimento do PIB nominal (-4,1 p.p.).

*Com informações do CNN Brasil.

Sair da versão mobile