Na região de Ceilândia, Distrito Federal (DF), serão realizadas ações estratégicas de mobilização e enfrentamento contra o mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir doenças como a dengue, zika e chikungunya.

As ações vão acontecer neste sábado (14), sendo realizados mutirões de limpeza, em locais de risco, como praças e terrenos baldios, além de visitas domiciliares para orientar famílias e também eliminar possíveis criadouros nas residências.

Vale destacar que aproximadamente 70% dos criadoutos de dengue estão em domicílios ou seus arredores, sendo mais perigoso durante períodos de chuva, segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos.

“Neste período de chuvas e altas temperaturas, o mosquito se prolifera naturalmente. O desafio de eliminar o mosquito é maior e coletivo, envolvendo tanto a população quanto parcerias com outros órgãos”, afirmou Fabiano, segundo a Agência Brasília.

Essa iniciativa acontecerá junto ao evento Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde, que oferece serviços de saúde à comunidade.

O objetivo das ações é conscientizar a população sobre as arboviroses e seus riscos à saúde, além de também mobilizar a comunidade a adotar medidas de combate ao mosquito transmissor.

Durante o evento, o estande da Secretaria de Saúde do DF estará com material educativo, realizando uma exposição sobre o ciclo de vida do mosquito e também dando orientações práticas.

“Essa é uma ação para toda a família participar. O envolvimento da comunidade é essencial, especialmente com a intensificação das chuvas, que aumentam o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue. Vamos reservar 10 minutos por dia para verificar possíveis focos em nossas casas”, disse a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio.

Também haverá vacinação para a população, exceto BCG e vacinação contra a dengue, testagem para infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, HIV e hepatites virais, e acompanhamento dos beneficiários do programa Bolsa Família.