Com benefícios para a população do Amazonas e maior fluidez no tráfego, foi inaugurado nesta segunda-feira (15) o Trevo do Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus, o maior da cidade, localizado na avenida dos Oitis com a Alameda Cosme Ferreira, na zona leste da capital.

O trevo integra a segunda etapa do Rapidão, que é a maior obra de mobilidade urbana integrada do Amazonas.

Com início em 2020, a obra realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), recebeu investimento total de R$ 18,4 milhões e gerou 250 empregos diretos e indiretos, aproximadamente.

“Mais um dia muito feliz porque hoje a gente está concretizando aquilo que planejou e aquilo que o Distrito Industrial, que o povo dessa região sonhou, desejou que efetivamente pudesse acontecer”, destacou o governador. “

“O trevo do Rapidão é o marco zero da segunda etapa do Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus. Esta segunda etapa inicia aqui nesse trevo e vai até a reserva Adolfo Duque. Desta segunda etapa, de 18,3 quilômetros, nós já executamos 7,7 quilômetros vindo no sentido reserva em direção aqui, ao trevo do Rapidão. Nós já temos quase 52% de obra executada. E esta obra está prevista para ser entregue em 2025”, informou o secretário da Seinfra, Carlos Henrique.

Sobre o trevo

A estrutura do trevo possui área total de 245 mil metros quadrados e conta com oito alças, sendo quatro internas e quatro externas. As alças internas possuem 6,5 metros de largura, com extensão total de 1.220 metros, enquanto as alças externas contam com 6,5 metros de largura e extensão de 1.640 metros.

As pistas possuem 10,80 metros de largura, com três faixas em cada sentido. O trevo possui ainda duas pontes paralelas, sendo uma com 54 metros de comprimento por 10,80 metros de largura, e outra com 33 metros de extensão por 8,30 de largura. Em ambos os casos, a altura das pontes é de seis metros.

O eixo superior corresponde à alameda Cosme Ferreira e o eixo inferior à avenida dos Oitis. Entre os serviços realizados na obra está pavimentação; drenagem superficial e profunda; aplicação de concreto projetado nos taludes; tratamento e reparo nas juntas de dilatação; tratamento nas vigas debaixo do viaduto e colocação de guarda-corpo em toda a extensão do viaduto; implantação de calçada, meio-fio e sarjeta; sinalização horizontal e vertical; e instalação de defensas.

Rapidão Rodoanel

Visando a interligação entre os trechos que vão do Distrito Industrial II ao Musa e do viaduto Lydia Corrêa até a interseção da avenida do Turismo com a avenida Santos Dumont, a terceira etapa do Rapidão está em fase de elaboração e contemplará a modernização das avenidas José Henriques e Margarita, abrangendo 10,8 quilômetros das vias.

Benefícios

Entre os benefícios do rodoanel para a população estão a maior fluidez no tráfego; encurtamento de distâncias entre zonas da cidade; desvio da circulação de veículos pesados do Centro de Manaus, proporcionando mais segurança; redução do congestionamento, do consumo de combustível e do tempo de transporte; atendimento da atual demanda dos veículos da cidade, além de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da capital e da região metropolitana.

O Polo Industrial de Manaus também será beneficiado com a facilidade no trajeto dos veículos que saem do Distrito Industrial com destino ao aeroporto Eduardo Gomes e às rodovias AM-010 e BR-174. O rodoanel também facilitará o escoamento da produção rural dos municípios de Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Silves e Itapiranga até o porto de Manaus.