Após incêndio destruir mais de 30 casas, moradores da comunidade Bairro do Céu, no Centro de Manaus, lamentaram as perdas.
À reportagem da TV Norte Amazonas, os comunitários relembraram os momentos de aflição, ao verem suas casa pegando fogo.
“O fogo estava muito alto, muito alto… [como aconteceu?] …um curto-circuito e fogo pegou muito rápido, queimou todas as casas. Vi o pessoal correndo, tirando as coisas. Perderam tudo”, lamentou a técnica de enfermagem, Suelen Gomes.
A secretária Cristina Lobato também lembrou de como ocorreu o sinistro e que, por pouco, não perderam um familiar no incêndio.
“Foi bem rápido. Graças a Deus meu marido tinha acabado de chegar e tirou a mãe dele. Mas não conseguimos salvar nada, nem documento, porque quando pegou fogo na casa da vizinha já pegando na minha (casa). Queimou tudo, não conseguimos salvar nada”, contou.
A cozinheira Ana Guedes também sofreu a perda total da casa. Emocionada, ela lamenta a tragédia.
“Sou moradora e perdi tudo na minha casa, só salvei os documentos, o resto foi tudo. Foi muito rápido o fogo”, disse Ana.
Ao ver a fumaça e as chamas, a chaveira Harleani Aguiar lembra que correu para o local, na tentativa de ajudar os vizinhos.
“Vi o fogo e corri para cá para ajudar. Quando eu vi, muita gente já tinha perdido tudo. Vi crianças chorando. Eu vim ajudar. Mutias pessoas ficaram sem suas casas”, contou com lágrimas nos olhos.
Emocionada, a aposentada Maria Piedade de Oliveira relembrou os momentos de pânico e impotência diante da tragédia.
“Corri para cá e já estava um desespero. Foi isso que vi. Graças ao meu bom Deus não atingiu a minha casa. Tem que lamentar pelas pessoas que perderam as coisas. Muitas pessoas, crianças, não tem onde morar, estão abandonados aí na rua”, descreveu Maria.
Conforme o setor de calamidade da gestão municipal, as famílias que tiveram perda total serão inseridas no auxílio aluguel.
Os moradores que tiveram apenas perdas parciais irão receber benefícios pontuais como, por exemplo, cesta básica, colchões e itens de higiene.
Uma campanha para arrecadação de roupas segue vigente e as doações podem ser feitas em escolas que ficam próximas ao local do incêndio.
Veja vídeo: