Nesta semana, começaram as intervenções para construção da ponte da avenida Autaz Mirim (Grande Circular), conforme a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).
A informação foi divulgada pelo órgão nesta segunda-feira (22) e as obras ocorrem na Comunidade da Sharp, Zona Leste da cidade.
O local é a área do perímetro de obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).
Os trabalhos, nessa etapa, abrangem a ligação das tubulações de gás e a terraplanagem, já concluída, para desvio provisório de tráfego.
O recurso estimado da obra é de R$ 4,8 milhões, compreendendo, ainda, serviços de macrodrenagem, assentamento e pavimentação.
Importância da ponta na Autaz Mirim
Segundo o secretário da UGPE, engenheiro Marcellus Campêlo, a obra é de extrema importância, pois beneficiará a população local, em especial no período de chuvas intensas, diminuindo os riscos de alagação e melhorando o fluxo do trânsito.
“A ponte é um elemento estrutural necessário previsto no Prosamin+. O programa segue ao longo do Igarapé do Quarenta, em um trecho entre a avenida Manaus 2000, na zona sul, e Comunidade da Sharp, zona leste”, afirmou.
Conforme informações da engenheira civil da obra, Ayra Glenda, a ponte de concreto terá 30 metros de comprimento e 24 metros de largura.
“Essa é uma estrutura de grande porte e que proporcionará, também, melhor trafegabilidade no trânsito, algo essencial para a região, conhecida pelo movimento intenso de carros”, avaliou.
Prosamin+
Orçado em 114 milhões de dólares para serem investidos até 2027, o Prosamin+ inicia 2024 com todas as frentes de obras em andamento.
O programa está urbanizando uma área de 340 mil m².
As ações vão beneficiar, diretamente, mais de 60 mil pessoas, dos bairros Japiim, Coroado, Distrito Industrial, Nova República e Armando Mendes.