Uma mobilização para alertar sobre os riscos das arboviroses, que são doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos, é realizada nesta sexta-feira (26), no bairro Redenção, Zona Oeste de Manaus.

A ação busca combater a proliferação de mosquitos como o Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue, chikungunya e zika, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Ação combate proliferação do Aedes aegypti – Foto: Divulgação/Semsa

Executada pelo Distrito de Saúde (Disa) Oeste, a programação vai acontecer das 8h às 12h, com o apoio de 97 profissionais de saúde.

As equipes de saúde irão realizar visita domiciliar e inspeção intradomiciliar em terrenos baldios e locais como comércios e borracharias.

Os moradores também são orientados para que realizem a limpeza das residências e separem o entulho para coleta que será feita pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

Alerta

O Mapa de Vulnerabilidade apontou nove bairros em alta vulnerabilidade, sendo quatro na Zona Oeste: Redenção, Alvorada, Lírio do Vale e Compensa.

O Disa Oeste estabeleceu um cronograma de intensificação das ações nos bairros Santo Agostinho e Nova Esperança, considerando o registro de casos notificados.