Em Roraima, 101 crianças foram resgatadas por exploração infantil em 2023, é o que aponta um levantamento realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Os números fizeram Roraima ser o estado da região Norte com maior incidência de casos de trabalho infantil.
Casos de exploração infantil no Brasil
O MTE informou que resgatou 2.564 crianças no Brasil, sendo 1.923 meninos e 641 meninas.
O estado do Mato Grosso do Sul liderou o ranking com 372 casos, seguido por Minas Gerais, com 326 casos, e São Paulo, com 203.
A maioria dessas crianças estavam envolvidas em atividades da Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil.
Como trabalho na construção civil, venda de bebidas alcoólicas, coleta de lixo, oficinas mecânicas, lava jatos e comércio ambulante em logradouros públicos.
Exploradores foram multados
Os exploradores dessas crianças foram multados pelo auditores-fiscais do Trabalho e obrigados a pagar os direitos devidos em virtude do trabalho prestado.
Além disso, essas crianças e adolescentes explorados foram encaminhados para uma rede de proteção para inclusão em políticas públicas de proteção social, na escola, entre outros.
Os maiores de 14 anos, na maioria das vezes, são encaminhados para aprendizado profissional, onde são asseguradas renda e qualificação.
A inspeção faz o encaminhamento dos resgatados, em geral, para o Conselho Tutelar e para a assistência social, buscando a inclusão nas políticas mais adequadas.