Uma comitiva dos Estados Unidos (EUA) visitou o Tocantins pela primeira vez, na sexta-feira (26). Os detalhes da visita foram divulgados pela assessoria de comunicação nessa terça-feira (30).
Participaram da visita o adido agrícola da Embaixada dos EUA, Joseph Collins Degreenia, a Drª Sunita Yadav-Pauletti, do Departamento de Agricultura dos EUA, e Marcos Vinícius Sasso Bento, especialista agrícola da Embaixada,
A missão teve como destaque a recuperação de áreas degradadas convertidas em novas plantações de soja e milho.
Liderança na produção de grãos
Antes de explorar as propriedades, a comitiva assistiu apresentações da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(FAET/SENAR), além de conhecerem o panorama da produção de grãos no estado.
O presidente da FAET, Paulo Carneiro, enfatizou a atenção que a atividade rural no Tocantins tem despertado globalmente, destacando o potencial de aumento na produção.
O Tocantins, líder na produção de grãos na região norte, destaca-se na plantação de soja, milho e arroz, representando 92% da área plantada, com a soja como grão principal, ocupando 70% das áreas.
Na última safra (2022/2023), o estado colheu 7,6 milhões de toneladas.
Visita técnica
Durante a visita técnica, a comitiva, acompanhada pelo diretor de Formação Profissional do Senar, Luiz Cláudio Faria, explorou diferentes realidades da produção de soja no estado.
Na Fazenda Consentini, em Gurupi, impressionaram-se com a alta produtividade, apesar de uma estiagem atípica.
Já na Fazenda Ipê, em Peixe, o produtor enfrentou desafios devido à escassez de chuvas, resultando na mudança para o cultivo de milho em parte da área.
Além das variações climáticas, a comitiva conheceu a prática de integração lavoura-pecuária, evidenciando a diversificação das atividades dos produtores.