Ícone do site Portal Norte

Comitiva Americana visita lavouras de soja no sul do Tocantins

Comitiva Americana visita lavouras de soja no sul do Tocantins

Representantes da Embaixada Americana visitam lavouras de soja no sul do Tocantins- Foto: Faet/ Senar

Uma comitiva dos Estados Unidos (EUA) visitou o Tocantins pela primeira vez, na sexta-feira (26). Os detalhes da visita foram divulgados pela assessoria de comunicação nessa terça-feira (30).

Participaram da visita o adido agrícola da Embaixada dos EUA, Joseph Collins Degreenia, a Drª Sunita Yadav-Pauletti, do Departamento de Agricultura dos EUA, e Marcos Vinícius Sasso Bento, especialista agrícola da Embaixada,

A missão teve como destaque a recuperação de áreas degradadas convertidas em novas plantações de soja e milho.

Liderança na produção de grãos

Antes de explorar as propriedades, a comitiva assistiu apresentações da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(FAET/SENAR), além de conhecerem o panorama da produção de grãos no estado.

O presidente da FAET, Paulo Carneiro, enfatizou a atenção que a atividade rural no Tocantins tem despertado globalmente, destacando o potencial de aumento na produção.

O Tocantins, líder na produção de grãos na região norte, destaca-se na plantação de soja, milho e arroz, representando 92% da área plantada, com a soja como grão principal, ocupando 70% das áreas.

Na última safra (2022/2023), o estado colheu 7,6 milhões de toneladas.

Visita técnica

Durante a visita técnica, a comitiva, acompanhada pelo diretor de Formação Profissional do Senar, Luiz Cláudio Faria, explorou diferentes realidades da produção de soja no estado.

Na Fazenda Consentini, em Gurupi, impressionaram-se com a alta produtividade, apesar de uma estiagem atípica.

Já na Fazenda Ipê, em Peixe, o produtor enfrentou desafios devido à escassez de chuvas, resultando na mudança para o cultivo de milho em parte da área.

Além das variações climáticas, a comitiva conheceu a prática de integração lavoura-pecuária, evidenciando a diversificação das atividades dos produtores.

Sair da versão mobile