Desde o dia 12 de janeiro, os Núcleos de Identificação distribuídos por todo o Tocantins estão realizando a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Até agora já foram realizados 10.179 atendimentos em todo o estado, sendo 2.416 em Palmas, 1.799 na regional de Araguaína, 1.365 na regional de Araguatins e 1.243 na regional de Paraíso.
O novo documento utiliza o CPF como número exclusivo. A iniciativa busca unificar o processo de emissão, anteriormente realizado individualmente em cada estado.
O CPF agora será o único número de identificação válido no país, substituindo o antigo número do RG.
A nova identidade tem um visual mais limpo, contendo nome completo, CPF, data de nascimento, prazo de validade, data e local de emissão e inclui também um QR Code para acesso à versão digital, permitindo a inclusão de informações como CNH, título de eleitor e carteira profissional.
Embora os estados já sejam obrigados a emitir a CIN desde o dia 12 de janeiro, a população não é obrigada a trocar imediatamente. O atual RG continua válido até 28 de fevereiro de 2032.
A primeira via da CIN é gratuita. O valor da segunda via ainda não foi definido.
Como solicitar a nova carteira?
Para solicitar o novo documento, em Palmas, é necessário fazer o agendamento através do site da Secretaria de Segurança Pública.
O agendamento é semanal e acontece toda sexta-feira, a partir das 14 horas.
Em Gurupi (3312-6248) e Araguaína (63 3414-8957) o agendamento pode ser feito por telefone. Lá, os Núcleos de Identificação ficam na sede do Pronto.
Nas demais cidades do Estado, o interessado pode se dirigir pessoalmente aos Núcleos de Identificação.
No dia do atendimento, o cidadão deve apresentar originais e cópias de certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante de inscrição do CPF.