Ícone do site Portal Norte

Indígena desaparecido: cão farejador do CBTO indica local de buscas

Indígena desaparecido: cão farejador tem comportamento estranho durante buscas

Cadela Skay na proa, indo para o local onde teve comportamento diferente- Foto: CBTO

As intensas buscas pelo menino indígena Bruno Karajá, de 11 anos, desaparecido na região da Ilha do Bananal desde 21 de fevereiro, ganharam novo fôlego, no Tocantins.

No final da tarde de quarta-feira (31), o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBTO) notou um comportamento diferente do cão farejador durante a varredura, levando a equipe a concentrar as buscas em um ponto a 7 km da base central.

A área onde Bruno desapareceu fica entre os municípios de Santa Terezinha (MT) e Pium (TO). O menino é residente da Aldeia Macaúba, na Ilha do Bananal, região Sul do estado.

No 11° dia de buscas, três militares, um drone e um cão farejador continuam os esforços.

As buscas também contam com o apoio de militares do Mato Grosso e do Centro Integrado de Operações Aéreas do Tocantins (CIOPAer).

Cão farejador com destaque nacional

A cadela Sky, do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, é a primeira cadela da região Norte do Brasil a receber o Certificado Nacional em Buscas com Cães em Estruturas Colapsadas.

A conquista ocorreu durante o SENABOM em São Luís (MA).

Em apenas 18 minutos, Sky encontrou três vítimas em um cenário simulado de desastre, garantindo a nota máxima de 200 pontos.

Na segunda etapa, a cadela obteve a maior pontuação de 83 pontos em obediência e destreza.

Sargento Mollo com a cadela Sky, única certificada no Norte do Brasil para buscas em áreas colapsadas – Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Além disso, Sky também já participou de diversas missões no Tocantins e em outras regiões do País, como, por exemplo, buscas a vítimas das fortes chuvas, que caíram na cidade de Petrópolis, em meados de fevereiro de 2023, causando deslizamentos, morte e o soterramento de dezenas de pessoas.

A primeira equipe do CBTO ao chegar em Petrópolis, com o sargento Raphael Mollo (E), cabo Alef Teles e a cadela Sky- Foto: Soldado DE Souza/CBMSC
Sair da versão mobile