Empreender em Boa Vista é mais fácil do que na maioria das capitais do Brasil. Isso, é o que aponta o relatório do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, do Governo Federal.

Boa Vista, capital de Roraima, alcançou o 1º lugar entre as capitais brasileiras no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças.

A iniciativa, alinhada ao Programa Descomplica, implementado pela prefeitura, visa proporcionar maior liberdade econômica, criando um ambiente propício para a abertura de novas empresas.

O programa foca em medidas que reduzem a burocracia, estimulam a economia e simplificam os tributos municipais.

No cenário nacional, outras capitais também se destacaram, como Porto Alegre, Salvador, Campo Grande, Curitiba, Maceió, Macapá, Recife, Rio de Janeiro e Manaus.

Boa Vista, contudo, conquistou o 3º lugar no ranking geral, ficando atrás apenas de Pinhalzinho (Santa Catarina) e Serrinha (BA).

Empreender em Boa Vista é mais fácil, diz relatório do Governo Federal
Feirinha de Artesanato e Gastronomia – Foto: Prefeitura/Divulgação

Empreender em Boa Vista ficou melhor após decreto

O relatório do 4º trimestre de 2023 do Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças evidencia o êxito da gestão municipal em criar um ambiente propício para o empreendedorismo.

A trajetória de Boa Vista nesse cenário teve início em junho de 2022, com a adesão do município à Lei de Liberdade Econômica (LLE).

Desde então, a prefeitura vem promovendo ações para dispensar alvarás de funcionamento para atividades de baixo risco.

Com o decreto nº 006/E, em janeiro de 2023, o número de atividades dispensadas saltou de 297 para 940, rendendo ao município o “Prêmio Liberdade para Trabalhar” concedido pelo Instituto Liberal de São Paulo (ILISP) ao prefeito Arthur Henrique em agosto de 2023.