Acidentes de moto no feriado prolongado de Carnaval no estado de Roraima movimentou intensamente o Hospital Geral Rubens de Souza Bento (HGR), que contabilizou um total de 1.238 atendimentos no período compreendido entre sexta-feira, 9, e quarta-feira, 14.
As festividades, tanto na capital Boa Vista quanto no interior, contribuíram para um aumento significativo na procura pelos serviços de emergência, principalmente envolvendo acidentes de moto.
Acidentes de moto lideram o número de atendimentos
O Pronto Socorro Francisco Elesbão foi responsável por 518 atendimentos, destacando para os acidentes de moto, totalizando 64 casos, segundo o Serviço de Arquivo Médico e Estatísticas do HGR.
Outras ocorrências notáveis incluíram quedas da própria altura, com 31 atendimentos, e acidentes traumáticos, com 28 casos.
No Pronto Socorro Airton Rocha, foram contabilizados 728 atendimentos, sendo 280 relacionados a atendimentos médicos imediatos sem gravidade.
Dois casos de corpo estranho em região ocular e dois atendimentos suspeitos de covid-19 também foram registrados.
Outros atendimentos relacionados ao período de carnaval
O Pronto Atendimento Cosme e Silva, responsável por receber demandas de urgência e emergência médicas na zona oeste de Boa Vista, recebeu mais de 3 mil pacientes durante o feriado de Carnaval.
A diretora-geral, do Cosme e Silva, Moema Gonçalves, ressaltou que a média diária de atendimentos ultrapassou os 550 pacientes.
“Nessa época do carnaval foram atendidos uma média por dia de mais de 550 pacientes. Desses pacientes, a maioria dos casos foi de Infecções de Vias Aéreas Superiores e também Infecções de Trato Digestivo”, disse a diretora.
Observou-se um aumento nos casos de dores abdominais e vômitos, sendo associados ao consumo excessivo de álcool e falta de hidratação.
A médica Moema Gonçalves enfatizou que o período festivo propicia o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos de procedência duvidosa, resultando em complicações gastrointestinais.
Diante desses números expressivos, as autoridades de saúde enfatizam a importância da responsabilidade durante os eventos festivos, incentivando a prevenção de acidentes e o consumo moderado de substâncias que possam impactar a saúde.