O Brasil tornou-se pioneiro mundial ao lançar o “Brasil Saudável”, um programa focado na eliminação ou redução de 14 doenças e infecções consideradas problemas de saúde pública, especialmente em comunidades socialmente vulneráveis no pais.

Em Roraima, os municípios de Alto Alegre, Bonfim, Iracema e a capital Boa Vista serão prioridades das ações. O programa foi anunciado recentemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.

O programa estabelece um marco global, alinhado à OMS, ONU e à OPAS, sendo a primeira iniciativa desse tipo em todo o mundo, conforme o Governo Federal.

O Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e Outras Doenças Determinadas Socialmente (CIEDDS) apontou 175 cidades como prioritárias devido às altas cargas de doenças e infecções.

O programa também visa cumprir as metas da OMS para diagnóstico, tratamento e redução da transmissão de tuberculose, hanseníase, hepatites virais e HIV/AIDS.

Objetivo do programa Brasil Saudável

O Brasil Saudável, criado pelo Comitê Interministerial em abril de 2023, destaca o compromisso em eliminar doenças perpetuadas pela pobreza, fome e desigualdades sociais.

Reconhecendo que o acesso ao tratamento não é suficiente, o programa propõe políticas públicas intersetoriais focadas na equidade em saúde e na redução das iniquidades.

Em Roraima, o programa coordenado pelo Ministério da Saúde, em parceria com 13 ministérios federais, terá ações específicas nos municípios prioritários. O foco abrange desde o enfrentamento à fome e pobreza até a ampliação dos direitos humanos e proteção social.

A expectativa é que os grupos mais vulneráveis tenham menos risco de adoecimento, garantindo tratamento adequado com menos custos.