O Acre enfrenta um desafio crescente neste domingo (25), com o Rio Acre atingindo a marca de 15,72 metros às 18h, de acordo com a Defesa Civil.

O aumento no nível do rio resultou no deslocamento de mais de 200 famílias para abrigos na região.

“Já ultrapassamos o número de 33 famílias abrigadas no Parque de Exposições. Lembrando que fora do parque nós temos mais 130 famílias, totalizando um pouco mais de 160 famílias já nos abrigos”, destacou o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão.

O corpo de bombeiros e Defesa civil atuam na retirada das famílias para o abrigos- Foto: Marcos Vicentti/ Secom

A situação fica ainda mais crítica com a declaração de emergência para 17 cidades do estado devido às inundações, conforme anunciado pelo governo do estado.

Os municípios mais afetados incluem Assis Brasil, Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Jordão, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Tarauacá e Xapuri.

De acordo com informações da Defesa Civil, a tendência é que esse número continue a crescer à medida que o rio continua a subir, alcançando novas áreas da cidade.

A comunidade local segue em estado de alerta, aguardando medidas adicionais das autoridades e reforços para atender às necessidades emergenciais da população afetada pela cheia.

O coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão – Video: Defesa Civil do Acre

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, em razão do aumento no nível do rio, o número de famílias desalojadas deve continuar crescendo. 

“A cada momento esse número deve aumentar, haja vista que o rio está aumentando seu nível e também atingindo novos bairros”, alertou.