A Casa de Governo anunciada para coordenar as ações permanentes do Governo Federal na Terra Indígena Yanomami (TIY) será instalada nesta quinta-feira, 29, em Boa Vista, capital de Roraima.

A medida foi anunciada no último dia 22, durante uma coletiva de imprensa em Brasília.

No espaço, uma coordenadoria local da União, em Roraima, vai gerenciar presencialmente e de maneira constante ações envolvendo órgãos federais.

Entre os órgãos, Polícia Federal, Abin, Funai e Ibama, e terá também a presença de representantes de ministérios, como Educação e Direitos Humanos.

A ideia, com a instalação da Casa de Governo, é assegurar a retomada plena do modo de vida indígena, e combater ações ilegais, como desmatamento e mineração ilegal.

Ministros virão a Roraima para instalar Casa de Governo

Uma comitiva de nove ministros virá a Roraima para a instalação da Casa de Governo, entre eles os ministros Rui Costa (Casa Civil), Ricardo Lewandowski (Justiça), José Múcio (Defesa), Sonia Guajajara (Povos Indígenas).

Além disso, virão também os ministros Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), Nísia Trindade (Saúde), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Marina Silva (Meio Ambiente), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Jorge Messias (AGU).

Representantes de órgão como o IBAMA, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança (FNS) e FUNAI também farão parte da comitiva que estará em Roraima.