Ícone do site Portal Norte

Justiça determina que famílias em área de risco em Manaus recebam auxílio

Justiça determina que famílias em área de risco em Manaus recebam auxílio

Casas no bairro Mauazinho, Zona Leste da cidade - Foto: Reprodução/ Defensoria do Amazonas

A Justiça do Amazonas determinou que famílias em área de risco no bairro Mauazinho, Zona Leste de Manaus, recebam o pagamento de um salário-mínimo e outras assistências.

A liminar foi ajuizada pela Defensoria Pública do Amazonas e mantida pela Terceira Câmara Cível do TJAM.

Na Ação Civil Pública, a Defensoria pediu a adoção de medidas para resguardar o direito à moradia dos moradores da rua Beira Alta, como o pagamento de aluguel social e a remoção das famílias localizadas em área de extremo risco.

Em março de 2023, o Juízo da 1.ª Vara da Fazenda Pública atendeu o pedido, após intimar o município e este não se manifestar no processo, determinando ainda que fossem tomadas medidas para viabilizar a realocação das famílias para outra unidade habitacional em padrão similar.

O município de Manaus alegou ausência dos requisitos da medida de urgência e impossibilidade de ampliar o valor do auxílio-aluguel de R$ 300,00, além da necessidade de suspender a liminar por lesão grave à Fazenda Pública.

Laudo aponta risco para famílias

O Ministério Público destacou que a pretensão da Defensoria tem como base laudo de vistoria e relatório técnico que indicam a existência de situação de risco aos moradores daquele local.

E opinou pelo desprovimento do recurso, afirmando que o pedido encontra amparo no artigo 6.º da Constituição Federal, que trata do direito à moradia e de assistência aos desamparados.

Em sintonia com o parecer ministerial, o colegiado negou o recurso do município e manteve a decisão liminar, por unanimidade, conforme o voto do relator, desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior, na sessão desta segunda-feira (26).

Sair da versão mobile