Ícone do site Portal Norte

Projeto ‘Nosso Centro’ de Manaus é destaque em Recife-PE

Projeto ‘Nosso Centro’ de Manaus possui quatro obras em andamento - Divulgação/Implurb

Projeto ‘Nosso Centro’ de Manaus possui quatro obras em andamento - Divulgação/Implurb

O Projeto ‘Nosso Centro’ de Manaus foi destaque no 2º Seminário de Reabilitação de Áreas Centrais, que aconteceu em Recife (PE) desde a segunda-feira (26) e encerrou nesta terça-feira (27).

No evento foram abordadas diretrizes urbanísticas, modelagem de reabilitação de centros urbanos, recuperação do mercado imobiliário, soluções econômicas e fiscais.

O evento é promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD). A iniciativa pernambucana incentiva exemplos de projetos nos centros das capitais.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente, que esteve no evento, Manaus está incluída no grupo de cidades com projetos de reabilitações de áreas centrais.

“O BNDES, que está patrocinando o seminário, pode formatar um programa de investimentos em projetos de reabilitações para áreas centrais e Manaus é uma candidata a receber investimentos”, explicou Valente.

Diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente – Foto: Divulgação/Implurb

‘Nosso Centro’

Nesse processo de restauração do centro da capital amazonense quatro obras estão em andamento, desde 2021: Mirante Lúcia Almeida, Casarão Thiago de Mello, Largo de São Vicente e Píer Turístico.

As obras que são idealizadas pelo programa ‘Nosso Centro’ visa o resgate do centro histórico manauara, envolvendo ações de economia, turismo, história, empreendedorismo, cultura, arte e habitação.

São três eixos de atuação:

– ‘Mais Vida’,
– ‘Mais Negócios’,
– ‘Mais História’.

“Estamos na fase de finalização das primeiras obras, oferecendo novas instalações, atração para o turismo, operações de gastronomia, lazer e cultura naquele ponto”, explicou o diretor-presidente do Implurb.

De acordo com o Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), o Brasil possui 88 conjuntos urbanos protegidos em todo o país.

Sair da versão mobile