Um chamado urgente mobilizou um grupo de protetores de animais de Palmas para agir diante da situação precária dos animais em Cristalândia, região sul do Tocantins.

A mensagem recebida alertava sobre a condição precária dos animais, levando o grupo a uma mobilização imediata.

Após chegar ao local, a equipe se deparou com uma realidade mais chocante do que os vídeos mostravam. Muitos animais estavam em condições deploráveis, necessitando de cuidados imediatos.

A campanha “SOS Cristalândia” também tem o objetivo de melhorar a estrutura da casa que ampara os animais na cidade- Foto: Divulgação/ Redes Sociais

Diante disso, os voluntários que na oportunidade haviam ido ao município para levar rações e provisões básicas, decidiram resgatar alguns dos animais mais necessitados para tratamento na capital.

“Eles estavam em estado crítico, mas desde que chegaram aqui, vimos uma grande melhora com o tratamento”, relatou Evelyn da Frota, da ONG Patinhas de Palmas.

A protetora de animais explicou que o tratamento tem sido desafiador, especialmente para os animais com condições mais graves, como câncer e leishmaniose. No entanto, graças aos esforços da equipe e aos cuidados na clínica, hoje muitos animais já estão mostrando melhorias.

“Estamos fazendo o possível para transformar essas vidas. É uma situação urgente e estamos determinados a fazer tudo o que for necessário”, destacou Pity, da ONG Au que Mia.

Animais com condições mais graves, como câncer e leishmaniose foram trazidos para tratamento em Palmas- Foto: Divulgação/ Redes Sociais

Entretanto, os custos envolvidos são altos. As ONGs, como Patinhas de Palmas, Au que Mia e Aus e Miaus, dependem de doações para cobrir despesas com alimentação, medicamentos, areia higiênica, internações e quitar as dívidas que já foram feitas nesse primeiro momento.

Por isso, foi lançada uma campanha de arrecadação de fundos nas redes sociais, com a disponibilização de um Pix para facilitar as contribuições.

Além do cuidado com os animais, as ONGs estão empenhadas em melhorar as condições de vida da senhora que abrigava os animais em Cristalândia. Está sendo planejada a construção de um gatil e outras melhorias em sua residência.

O objetivo não é trazer todos os animais para Palmas, onde a demanda dos projetos já é grande, mas dar suporte para a que a senhora de Cristalândia crie adequadamente os animais.

“Então, hoje o que a gente pensa é em adequar o espaço dela. Ela tem um quintal grande. Ela é uma pessoa adorável, ela ama, ela só não tem condições de cuidar sozinha, sem ajuda do poder público de ninguém da cidade. Então o que a gente precisa é construir um gatil, onde ela possa pôr os gatos que hoje estão no quintal, dentro da casa, embaixo da cama, em todos os locais. Ela tem galinhas e patos, a gente quer organizar de forma que ela possa até ter algum lucro com a venda de ovos, pontua Pity”

As protetoras relatam que como não foram preparadas para o cenário que encontraram, não foi possível trazer muitos animais para tratamento, no município ainda ficaram vários que precisam de ajuda.

Para contribuir com a campanha “SOS Cristalândia” os interessados podem realizar doações através do Pix, utilizando o e-mail [email protected].

As responsáveis pelas ONGs pontuam que toda ajuda será bem-vinda e fará a diferença na vida desses animais e das pessoas que se dedicam a ajudá-los