Um força-tarefa foi criada para auxiliar municípios do Pará que estão afetados devido às fortes chuvas e enchentes.
A primeira cidade visitada pela comitiva foi Paragominas, no sudoeste do estado, onde foi declarado situação de emergência.
Segundo o governador Barbalho, cestas de alimentos, kits de higiene e dormitório, e seleção de famílias para programas habitacionais fazem parte da ação da força-tarefa.
Segundo a Defesa Civil do Pará, Paragominas teve oito bairros atingidos por alagamentos, na zona urbana, e cinco áreas afetadas na zona rural.
Um total de 27 famílias estão desabrigadas e 50 desalojadas.
Em outro município, Ipixuna do Pará, localizado no nordeste do estado, o Balneário da Arlene, no bairro Beira Rio, foi o primeiro vistoriado.
Uma estimativa inicial aponta que 1.600 famílias foram atingidas em Ipixuna do Pará. Há 62 famílias desabrigadas e outras 26 desalojadas.
Chuva
Na sexta-feira (1º), uma forte chuva, de aproximadamente 200 mm, elevou o rio Ipixuna para 680 cm, que estava em 460 cm, conforme a prefeitura.
O monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente prevê chuvas de cerca de 125 mm para as próximas semanas, um volume menor do que o registrado nos últimos dias.
O município segue em alerta tanto na sede quanto na zona rural.