Para o fortalecimento da proteção às mulheres, Boa Vista-RR ganhou uma nova sede da Patrulha Maria da Penha, no bairro Caranã.
O prédio foi inaugurado pelo prefeito Arthur Henrique nesta quinta-feira, 7, e o trabalho desenvolvido no local tem parceria com o Tribunal de Justiça de Roraima. O serviço, neste sentido, é executado pela Guarda Civil Municipal de Boa Vista.
Acolhimento e proteção às mulheres
De acordo com a Prefeitura, a Patrulha Maria da Penha atendeu mais de 1.500 mulheres em 2022. Já em 2023, o grupamento atendeu 2.258 mulheres com medida protetiva. Até fevereiro deste ano, a equipe recebeu 436 medidas protetivas para acompanhamento.
Em 2022, a equipe fez pouco mais de 7.630 mil visitas na casa dessas vítimas. Já em 2023, o grupamento fez mais de 11.400 mil visitas a mulheres com medida protetiva na capital. Este ano já foram 2027 visitas nos meses de janeiro e fevereiro.
Ações da Patrulha Maria da Penha
A Patrulha Maria da Penha participa das ações da prefeitura para sensibilizar as mulheres sobre os tipos de violência com palestras nos projetos sociais, campanhas de sensibilização e visitas às escolas públicas municipais.
O grupamento da Guarda Civil Municipal está na linha de frente contra a violência doméstica na cidade, contribuindo na saúde física e mental das vítimas acompanhadas pelas equipes. Cada mulher assistida recebe um número exclusivo para enviar áudios, vídeos, mensagens em ‘prints’ e até fazer ligações.
As vítimas podem fazer a denúncia na delegacia mais próxima. Em caso de ocorrência de violência, podem ligar para a central da Guarda Civil Municipal por meio do número 4009-9355 ou para o 190 e pedir apoio a Polícia militar.