A segunda fase do curso de formação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), com uma abordagem inovadora e intensiva, iniciou nesta segunda-feira (11).

A etapa inicial do curso foi ministrada pelos instrutores da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), com o treinamento dos guardas municipais sobre Noções de Patrulhamento Tático, que encerrou na última segunda-feira (4).

Com a implementação desses treinamentos avançados e o estabelecimento de parcerias estratégicas, a Guarda Municipal se encontra capacitada para desempenhar um papel ainda mais eficiente na proteção dos cidadãos e na preservação da ordem pública na capital.

Cadela Zaya

A cadela Zaya, uma pastora belga Malinois, de um ano e cinco meses, altamente treinada para operações de faro.

Zaya, que já estava em estágio na Polícia Militar de Roraima, foi adquirida diretamente do adestrador profissional que a preparou para suas tarefas especializadas.

A cadela prodígio possui especialização em detecção de entorpecentes, armamento e munição.

Sua experiência em operações de estágio, incluindo o patrulhamento em locais sensíveis como escolas e terminais de ônibus, a tornou uma valiosa adição à equipe de patrulhamento da cidade.

Para Alberto de Siqueira, a chegada da nova integrante à Guarda Municipal de Manaus, irá contribuir para que as equipes da Romu entreguem o melhor para a população manauara.

A cadela Zaya está prestes a iniciar suas operações ao lado do K9 Romu, outro membro canino da equipe, em missões especializadas que envolvem a detecção de drogas e abordagens em pontos estratégicos.

O lançamento oficial desta equipe está marcado para o dia 20 de março, no complexo turístico Ponta Negra, onde ocorrerá a cerimônia de formatura das equipes que integrarão a Romu.

Cadela Zaya – Foto: Divulgação / Semseg