A rotatória Umberto Calderaro Filho, também conhecida como “bola das letras”, localizada na avenida Theomário Pinto da Costa, no bairro Dom Pedro 1, zona Centro-Oeste de Manaus foi vandalizada na quarta-feira (20).
O local foi danificado logo após um influenciador divulgar nas redes sociais que teria escondido cerca de R$ 1 mil na rotatória. Várias pessoas começaram a procurar e acabaram vandalizando o espaço público em busca do suposto valor.
A Guarda Municipal de Manaus foi rapidamente acionada pelo número 153 para conter a situação, sob a supervisão do secretário da Semseg, Alberto de Siqueira, que expressou pesar pelo incidente e reiterou o compromisso de garantir a segurança no local.
“A intervenção dispersou a multidão e impediu danos adicionais às plantas e ao patrimônio público municipal. A criação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) atende a uma necessidade crucial de preservar os recursos municipais, demonstrando o compromisso do prefeito David Almeida em fortalecer a segurança pública mediante o efetivo funcionamento da Guarda Municipal, agora devidamente investida e em operação”, afirmou Alberto de Siqueira.
Em 2021, a bola das Letras foi alvo de ações de vandalismo por indivíduos que incendiaram o local. A equipe da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também foi prontamente mobilizada para realizar os reparos necessários diante dos danos provocados.
A Ronda Ostensiva Municipal (Romu) está prontamente à disposição para atender as solicitações que lhe são cabíveis, como bens, serviços e instalações municipais. Para acionar a Guarda Municipal, ligue para o número 153.