Um morador do bairro do Caranã, localizado na zona Oeste de Boa Vista, que preferiu não se identificar, denuncia o valor abusivo na conta de água.
Na conta do mês de fevereiro a cobrança foi no valor de R$ 181,02. Já no mês de março o valor da fatura subiu para R$ 1.109,42.
Segundo o morador, durante o dia não fica ninguém em casa, além de não ter água.
“Eu já achava caro esse valor de R$ 181,02 para uma casa que só mora uma pessoa, sem ninguém. A casa fica fechada o dia todo e não tem água, a água é pingando lá” disse o morador.
Quando ele foi baixar a fatura de março no site da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) se surpreendeu com o valor que aumentou em quase 100%.
“Todo mês eu baixo minha conta pelo site da Caer, para minha surpresa, quando fui baixar a conta de fevereiro, a de março já estava disponível nesse valor absurdo, 10 vezes a mais do que o valor da outra” relatou.
Em fevereiro, moradores de diversos bairros já haviam reclamado de valor da conta de água
Moradores de vários bairros de Boa Vista tiveram uma surpresa negativa e reclamaram do aumento no valor da conta de água no mês de fevereiro.
Nas redes sociais, várias pessoas relataram o aumento exorbitante no valor da conta, como uma moradora do bairro Cidade Satélite, zona Oeste de Boa Vista.
Ela relatou que o valor da sua conta subiu de R$ 70,00 em janeiro para R$ 3.195,63 em fevereiro.
Nos comentários, várias pessoas de diversos bairros disseram ter passado pelo mesmo problema de aumento na conta de água.
Caer realizou mutirão para corrigir valor na fatura
Após as diversas reclamações, a Caer realizou ainda no mês de fevereiro um mutirão para revisão das contas de água.
A Caer identificou em fevereiro mais de 9 mil matrículas com inconsistência na medição do consumo.
Segundo a Companhia, 4.984 requerimentos foram registrados na empresa. Deste total, 3.571 foram analisados e tiveram a fatura retificada.
Procurada
Por meio de nota, a Caer informou que enviará uma equipe técnica ao endereço para verificar a situação e a possibilidade de haver ou não vazamento externo na rede.
A companhia orienta aos consumidores que, ao perceberem um aumento significativo no valor da fatura de um mês para outro, revisem as instalações e procurem vazamentos que podem ocasionar este tipo de aumento na conta.
Após essa verificação na própria residência, o usuário pode procurar a Caer para solicitar a revisão do valor da fatura ou até mesmo a aferição do hidrômetro.
Nestes casos, após a identificação desses vazamentos, os registros por meio de fotos, vídeos e todos os meios que o consumidor conseguir provar que o vazamento é oculto, os valores são revistos.