A operação para retirada de flutuantes do Tarumã-Açu iniciou na manhã desta terça-feira (26), em Manaus. Conforme decisão judicial vigente, a ação realiza, no momento, a retirada apenas dos flutuantes abandonados.
Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente (Semmas), Antonio Stroski, a primeira fase de retirada deve ser finalizada em até cinco dias. Ao todo, serão removidos 20 flutuantes abandonados.
A ação cumpre a decisão do juiz Moacir Pereira Batista, da Vara Especializada do Meio Ambiente, proferida em 29 de fevereiro de 2024.
Segundo a decisão, a Prefeitura de Manaus precisaria informar e planejar a retirada dos flutuantes até o dia 31 de março. O descumprimento renderia à prefeitura o pagamento de R$ 15 milhões em multa solicitada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM).
Participam da ação coordenada pela Semmasclima, o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), as secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp), Infraestrutura (Seminf), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); Procuradoria Geral do Município (PGM); Polícia Militar do Amazonas (PMAM); Batalhão Ambiental; e Marinha do Brasil, todos em atenção à decisão proferida pela Vema.
* Com informações da Assessoria