O Tocantins conquistou um importante reconhecimento no cenário nacional: tornou-se o 2º estado mais ágil do Brasil para abrir empresas.
Os dados são da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
A Junta Comercial do Estado (Jucetins) foi fundamental para alcançar esse feito, registrando um grande desempenho no mês de março.
Segundo o ranking, um empresário leva, em média, 8 horas, 46 minutos e 10 segundos para concluir o registro de sua empresa na Jucetins.
Esse tempo considera tanto as respostas das prefeituras para o processo de consulta prévia de endereço quanto a validação cadastral da Receita Federal.
Destaca-se ainda que a eficiência da Jucetins é ainda maior no registro em si, com apenas 2 horas e 30 minutos necessários para finalizar a análise dos processos.
Esses dados refletem uma evolução em apenas um mês. Em fevereiro, a Jucetins ocupava a 4ª posição, com um tempo médio de aproximadamente 11 horas.
Em um curto período de 30 dias, o estado conseguiu reduzir essa média em cerca de 3 horas, demonstrando um compromisso sério com a agilidade e a eficiência nos processos de abertura de empresas.