Como parte da programação pelo mês de conscientização sobre o autismo em Roraima, um shopping localizado no bairro Cauamé, zona Norte de Boa Vista-RR, passa a oferecer fones abafadores de ruídos para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa visa criar um ambiente mais propício e acessível para pessoas com autismo, que muitas vezes enfrentam uma sensibilidade auditiva exacerbada.

Juliana Trindade, gerente de Marketing do shopping, explica que “o intuito é promover um ambiente inclusivo e acolhedor, encorajando os autistas a frequentarem locais públicos, como shoppings, com mais conforto e segurança, contribuindo para a melhoria da experiência das famílias que nos visitam, criando momentos e memórias excepcionais”.

Além disso, a disponibilidade dos abafadores não apenas visa atender às necessidades das pessoas com autismo, mas também conscientizar sobre a importância da inclusão em diversos contextos sociais.

Juliana Trindade enfatiza ser “missão do empreendimento fomentar essa consciência em nossa comunidade e promover cada vez mais a inclusão e acessibilidade para os frequentadores do shopping”.

Os abafadores estarão disponíveis para empréstimo, seguindo o mesmo procedimento dos carrinhos de bebês, bastando solicitar a um funcionário na entrada do fraldário.

Sessão Azul e Autismo em Roraima

No mesmo contexto de inclusão, a iniciativa se estende ao cinema do shopping, que continuará a oferecer a Sessão Azul durante todo o mês de abril, proporcionando um ambiente adaptado para crianças com autismo.

Nesses eventos, são adotadas medidas especiais, como som reduzido, temperatura ambiente controlada e iluminação parcial durante a exibição do filme, para atender às necessidades específicas das pessoas com autismo.

A próxima Sessão Azul ocorrerá no dia 27 de abril, a partir das 14h, e o filme a ser exibido será anunciado em breve.

Roraima possui mais de 15 leis para pessoas com TEA

Em Roraima, a Lei nº 1.067/2016, instituiu a Semana do Autismo em Roraima, celebrada anualmente de 1º a 7 de abril.

Além dessa, existem outras 17 Leis Estaduais voltas as pessoas com TEA. Entre elas estão:

  • Lei nº 1.103/2016 – dispõe sobre o programa de conscientização e obriga a inclusão e reserva de vagas na rede pública e privada de educação em Roraima para crianças e adolescentes com TEA;
  • Lei nº 1.288/2018 – dispõe sobre a vacinação domiciliar das pessoas idosas, com deficiência motora, multideficiência profunda com dificuldade de locomoção, doenças incapacitantes e degenerativas, com Síndrome de Down e com autismo;
  • Lei nº 1.707/2022 – dispõe sobre a criação do selo “Empresa Amiga dos Autistas”, destinado aos estabelecimentos empresariais que adotem política interna de inserção de pessoas com TEA no mercado de trabalho;
  • Lei nº 1.806/2023 – veda os planos de saúde de limitar consultas e sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicoterapia no tratamento das pessoas com TEA;
  • Lei nº 1.948/2024 – institui o programa estadual de acompanhamento pré-natal e pós-parto no caso de gestante com TEA.