Ícone do site Portal Norte

Balneários de Boa Vista terão fiscalização para evitar afogamentos

afogamentos

Agente da Defesa Civil - Foto: PMBV/Divulgação

A Defesa Civil Municipal vai intensificar a fiscalização nos principais balneários de Boa Vista para evitar afogamentos.

A ação inicia a partir desta sexta-feira, 19, com instalação de placas de alerta de riscos de afogamentos nas praias da cidade, além disso, os agentes vão reforçar as rondas de sexta a domingo, e feriados, das 8h às 18h.

A fiscalização começa pela praia do Parque do Rio Branco, Orla Taumanan e, ao longo da semana, seguirá aos demais balneários.

A estrutura da ação contra afogamentos contará com tenda da Defesa Civil, apoio de quadriculo, drone para aumentar o alcance da fiscalização e placas de alerta. 

O objetivo é chamar a atenção da população sobre os cuidados necessários ao frequentar balneários, onde muitos locais apresentam perigo pois são áreas com risco de afogamento e ataques de piranhas.

Além de alertar os pais e responsáveis sobre as crianças, para não entrarem na água sem a presença de um adulto.

Banhistas em balneário de Boa Vista – Foto: PMBV/Divulgação

Mortes por afogamento crescem 10% em um ano em Roraima

As mortes por afogamento em Roraima tiveram um aumento de 10% de 2022 para o ano de 2023, segundo os dados da Polícia Civil de Roraima (PC-RR).

Em 2022 foram registradas 20 mortes por afogamento em todo estado, enquanto em 2023 foram 22 registros.

A maioria das vítimas são pessoas do sexo masculino.

Segundo o levantamento, em 2022 todas as mortes registradas foram de pessoas do sexo masculino, enquanto em 2023 foram 16 do sexo masculino, 3 do sexo feminino e 3 de sexo não identificado.

Por conta do período seco e quente em Roraima, muita gente procura os balneários para se refrescar, mas mesmo com os níveis dos rios baixos alguns cuidados devem ser adotados para evitar afogamentos.

“O banco de areia é bastante perigoso para o banhista, pois de uma hora para outra a profundidade aumenta e quando acontece isso a pessoa fica apavorada e quer tentar se salvar daquela situação de risco e muitas vezes comete o erro de nada contra a correnteza, fica exausto, cansado e nessa situação de tentar se salvar no método incorreto, acontece o afogamento”, explicou o comandante da Companhia de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros militar de Roraima (CBM-RR), Tenente Patrick Souza.

O comandante da Companhia de Busca e Salvamento também orienta que a população verifique os possíveis riscos existentes antes de entrar na água.

“Toda vez que você chegar em um local para se divertir, primeira coisa que recomendamos é pedir informações das pessoas que conhecem aquele local. Verificar os riscos existentes como bancos de areia, correnteza, ataques de animais. Você pegando essas informações, você está de certa forma mais seguro para se divertir”, ressaltou.

Sair da versão mobile