As fortes chuvas que caíram na capital amazonense, na manhã desta segunda-feira (6), causaram diversas ocorrências como inundações, desabamentos e acidentes na cidade.
Apesar do grande volume de precipitação nas primeiras horas do dia, as estimativas projetam ainda mais chuvas ao longo do dia.
Durante a manhã chuvosa, ao menos três ocorrências foram registradas pela Defesa Civil. Uma delas é relacionada ao risco de desabamento de muro na zona Oeste de Manaus.
Outro registro foi feito na zona Centro-Oeste sobre desabamento. Também houve uma ocorrência envolvendo uma cratera.
Na ocasião, um micro-ônibus que transportava um grupo de trabalhadores para o Distrito Industrial atolou em um buraco alagado no bairro Armando Mendes, zona Leste de Manaus.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Diante da previsão de fortes chuvas, a Defesa Civil recomenda precauções como evitar o acúmulo de água parada, por conta do risco da proliferação do mosquito-da-dengue.
Também alerta para que os moradores evitem transitar em áreas alagadas. Em caso de tráfego em vias alagadas, procurar reduzir a velocidade do veículo.
Volume de chuvas
Nas últimas 24 horas, o Amazonas registrou volume de chuva acima da média. No bairro Mauazinho, zona Leste de Manaus, a precipitação acumulou 53.34 mm de água.
Apesar das fortes chuvas registradas na manhã desta segunda-feira, a Defesa Civil alerta para mais precipitações até às 18h30.
O alerta estima áreas de instabilidade por conta da tempestade. A intensidade da chuva ao longo do dia deve intercalar entre moderada a forte.
“Chuvas intensas provocam acumulados de chuva significativos, com potencial para causar múltiplos desastres, tais como inundações, movimentos de massa e enxurradas”, diz a Defesa Civil.