A Defesa Civil Municipal de Boa Vista informou que a capital registrou na madrugada desta sexta-feira, 10, o maior volume de chuva neste inverno.
Segundo dados da Defesa Civil, nas últimas 12 horas, os pluviômetros espalhados na cidade registraram uma média de 97,08mm de chuva na capital, maior volume neste inverno.
Por conta disso, ruas de diversos bairros de Boa Vista ficaram completamente alagadas.
No bairro Alvorada, zona Oeste da capital, casas e estabelecimentos foram invadidos pela água que não escoou das ruas.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram que diversos pontos com alagamentos na capital.
Ruas do bairro Asa Branca, também localizado na zona Oeste, sofreram com as chuvas em Boa Vista.
Moradores reclamam de dificuldades para sair de casa e quem precisa caminhar pelas ruas andam por dentro da água.
Carros e motos também precisaram transitar devagar, o que ocasionou lentidão no trânsito nesses bairros.
Defesa Civil está atuando para amenizar os impactos causados pela chuva em Boa Vista
Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 10, as equipes da Patrulha da Chuva e Defesa Civil, estão atendendo aos chamados da Central 156, atuando com ações para amenizar os impactos da chuva em Boa Vista, prestando apoio as famílias, além de monitorar os pontos críticos da cidade.
Boa Vista é uma cidade plana, cercada pelo Rio Branco e cortada por igarapés. Esses fatores, somado ao volume de chuva, ocasionam alagamentos pela cidade.
No entanto, em vários pontos, a água da chuva em Boa Vista escoou em poucas horas, devido ao funcionamento do sistema de drenagem.
A Patrulha da Chuva também segue reforçando a limpeza e desobstrução dos canais e bueiros.
A Defesa Civil esclarece que uma das principais causas dos alagamentos na cidade é o lixo descartado de forma irregular, que acaba sendo arrastado até os canais do sistema de drenagem e impede que a água faça o curso natural.
É importante que em caso de emergência no período de inverno, o cidadão entre em contato com a central de atendimento 156.