A partir de 31 de maio, os antigos validadores de bilhetagem do transporte público de Boa Vista-RR, equipamentos onde os usuários utilizam os “cartões de ônibus”, serão retirados da frota que circulam na capital.

A medida é consequência da instalação de equipamentos modernos com tecnologia de reconhecimento facial, que já estão em uso nos veículos.

Desse modo, a partir do dia 1º de junho, os usuários que não realizaram o recadastramento não poderão mais utilizar o cartão nos novos validadores de bilhetagem eletrônica, equipados com a nova tecnologia.

Segundo Diego Hauck, gerente da Cidade Boa Vista Transportes Urbanos Ltda., empresa que detém a concessão do transporte público na capital, os novos validadores permitem uma gestão mais eficiente e segura do sistema, evitando fraudes no uso dos cartões.

Transporte-Coletivo-Urbano-Ft-GIOVANI-OLIVEIRA2
Novo validador de bilhetagem com reconhecimento facial – Foto: Prefeitura de Boa Vista

“Com a tecnologia da biometria facial, apenas o dono do cartão poderá usá-lo. Em caso de perda, roubo ou furto, ninguém, além do titular, conseguirá usar o saldo disponível”, disse.

Recadastramento para transporte público de Boa Vista-RR

Para quem utiliza o cartão do transporte público de Boa Vista e ainda não fez o recadastramento, é necessário emitir um novo, habilitado para os novos validadores.

O processo é gratuito e pode ser feito no Terminal de Ônibus Urbano José Campanha Wanderley, das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira e das 7h às 12h aos sábados.

Documentos necessários:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Estudantes: comprovante de matrícula ou declaração de vínculo com a instituição de ensino
  • Pessoas com deficiência (PCDs): laudo atualizado
  • Usuários do Cartão Cidadão: apenas os documentos pessoais

Transferência de saldo

Os usuários do transporte público de Boa Vista que ainda possuem saldo no cartão antigo podem transferir o valor para o novo cartão no guichê de recarga do Terminal José Campanha Wanderley, no Centro. A transferência é gratuita e pode ser feita qualquer dia da semana, durante o horário de funcionamento do terminal.

No guichê de atendimento do Mini Terminal Luiz Canuto Chaves, na Praça do Centro Cívico, será possível fazer apenas a transferência de saldo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.