Uma pesquisa revela a existência de anúncios falsos, promovidos por ferramentas pagas em redes sociais, solicitando doações para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
O relatório, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), identificou 351 anúncios fraudulentos. Realizados por 186 anunciantes, os anúncios foram ao ar entre os dias 6 e 8 de maio, logo após o início da tragédia.
O método
Segundo a análise, os golpistas utilizaram imagens de celebridades e pessoas reais para enganar os usuários. Em um dos casos, um anúncio no Facebook exibiu declarações do governador Eduardo Leite com links direcionando a uma campanha de arrecadação no site Vakinha.
Qualquer pessoa pode iniciar campanhas para arrecadar fundos no domínio. No total, o estudo detectou 324 anúncios vinculados nele.
A pesquisa classificou como falsos os anúncios que usavam conteúdos pagos e impulsionados. Os golpistas aplicam técnicas de engenharia social para promover informações falsas e obter ganhos financeiros de forma ilegal, causando danos patrimoniais e morais às vítimas.
O estudo
Coordenado pelas pesquisadoras Débora Salles e Rose Marie Santini, o estudo visou analisar a desinformação relacionada à emergência climática no Rio Grande do Sul em publicações nas redes sociais.
O relatório foca em anúncios da Meta e destaca que os padrões e números apresentados não foram observados em outras plataformas.