Pais de alunos da Escola Estadual Albino Tavares, localizada na zona rural de Boa Vista-RR, denunciam uma fossa ‘estourada’ na unidade há mais de uma semana.
A fossa fica localizada em frente às salas de aula, o que espalha um mau cheiro insuportável por toda a escola, segundo os alunos.
“Olha que nojento! A gente não pode fazer nada! Mato só mato! A fossa tá fedendo horrores! A gente não tem como ficar aqui não, essa sala aqui é a que mais sofre, porque o cheiro vem todo dia pra lá,” desabafou uma aluna, visivelmente incomodada com a situação.
Veja vídeo:
Uma mãe, que prefere não se identificar, relata a indignação pela situação em que a escola se encontra.
“Eu sou mãe de aluno da escola, e venho aqui com muita indignação. O que mais a gente fica triste é que a gestão não faz nada. A gestão não tá preocupada com o aluno, não tem comprometimento nenhum com os alunos,” relatou ela.
Além de fossa ‘estourada’, pais relatam problemas com transporte escolar
Os problemas não se limitam à infraestrutura. Segundo a mãe, a falta de transporte escolar também é frequente, e qualquer tentativa de reclamação no grupo de pais é ignorada pela administração.
“Temos um grupo escolar, onde ninguém pode reclamar. E quando não passa o transporte que meu filho fica lá na chuva igual a besta, aí tá tudo bem? Onde que tá aí o lado da gestão, o lado humano dessa escola?”, disse a mãe.
A falta de respostas e ações por parte da administração escolar e da Secretaria de Educação tem gerado um clima de revolta entre os pais. “Então eu não quero aqui falar mal de ninguém não, eu só quero pedir ajuda. Eu tô pedindo ajuda para os meus filhos,” criticou a mãe.
O que diz a Seed
Por meio de nota, a Secretaria de Educação e Desporto informa que está ciente da situação da Escola Estadual Albino Tavares e que uma equipe do Departamento de Logística da Seed se deslocará até a unidade de ensino para resolver a questão da fossa o mais breve possível.
Em relação ao transporte escolar, a Seed informa que o serviço está regular. Uma empresa terceirizada atende a região, e 15 veículos, entre micro-ônibus, vans e pick-ups, transportam 313 estudantes nos turnos matutino e vespertino.
A Seed esclarece ainda que conta com o apoio dos pais dos estudantes, moradores e da comunidade escolar para auxiliar na fiscalização do serviço de transporte escolar prestado.
Qualquer reclamação ou denúncia pode ser formalizada na Seed por meio da Ouvidoria ou diretamente no Departamento de Transporte Escolar , para que seja devidamente apurada.