Centenas de peixes foram encontrados mortos na, última semana, lago no bairro Puraquequara, zona leste de Manaus. A Polícia Federal prendeu quatro pessoas sob suspeita de poluírem o local que serve de recursos naturais para os moradores.
A operação, conduzida em conjunto pela Polícia Federal e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), resultou na detenção dos envolvidos em flagrante por poluição e armazenamento de produtos perigosos.
Moradores da região foram surpreendidos pela descoberta dos peixes mortos no lago que liga os bairros Colônia Antônio Aleixo e Puraquequara. Vídeos divulgados mostram uma grande quantidade de jaraquis, tamoatás e piabas boiando na água ou sendo devoradas por urubus.
Peixes mortos, lago poluído
A comunidade Coração de Mãe, que depende do lago para diversas atividades, incluindo o abastecimento de água, expressou preocupação com a frequência desse tipo de incidente. Eles aguardam o desenrolar das investigações para entender se a água está contaminada e se há riscos para a saúde pública.
As autoridades ambientais estão realizando uma investigação detalhada para determinar a causa da poluição e os impactos ambientais decorrentes.