As chuvas da manhã desta segunda-feira (27) trouxeram ocorrências de deslizamentos e desabamentos em Manaus. Em previsões, a expectativa é que o clima permaneça assim durante a noite, com pancadas de chuva e trovoadas.
Durante as precipitações recentes, a cidade enfrentou dois deslizamentos, um rompimento de bueiro, além de riscos de desabamento e tombamento. A equipe de campo agiu nos incidentes, priorizando a segurança e o bem-estar da população.
Por conta do clima imprevisível e das previsões de mais chuvas, a Prefeitura de Manaus segue monitorando para fornecer atualizações, se necessário. Em caso de emergência, o Disque 199 (Defesa Civil) atenderá as demandas.
Para evitar maiores problemas, a recomendação é que motoristas evitem vias alagadas e mantenham-se em distância segura dos demais veículos. Por tanto, espera-se que áreas inundadas sejam evitas e rotas alternativas sejam uma opção, se necessário.
Manaus em risco de deslizamentos e desabamentos?
O aumento dos desastres ambientais e climáticos, como o do Rio Grande do Sul, ligou o alerta em todo o mundo. No Brasil, o governo federal mapeou 1.942 municípios sob risco de desastres ambientais, sendo 58 no Amazonas.
A pesquisa avalia ameaças de deslizamentos de terra, alagamentos e inundações nas cidades destacadas na lista. O estudo, conduzido pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, visa embasar o investimento em obras planejadas pelo Novo PAC.
Manaus aparece na lista. O estudo recomenda que o Poder Público amplie monitoramento e invista em sistemas de alerta. A nota técnica ressalta a importância de ações voltadas à gestão de risco e prevenção.
Confira a lista completa aqui.