Um incêndio em um barco nas proximidades do município de Uarini, no Amazonas, deixou três vítimas, entre elas, uma criança de 1 ano e duas mulheres. O acidente ocorreu na tarde de segunda-feira (29).
Ao menos 168 pessoas estavam na embarcação, conforme a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). De acordo com a secretaria, 165 pessoas foram resgatadas e encaminhas para uma unidade de saúde.
Este é o segundo barco que pega fogo em menos de uma semana no Amazonas. O último acidente ocorreu sábado (26) e vitimou quatro pessoas.
A Defesa Civil de Uarini segue com as buscas na embarcação. A Marinha do Brasil e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas também participaram das ações.
Força-Tarefa
O Governo do Amazonas montou, na segunda-feira, uma força-tarefa para atender as vítimas do incêndio. A ação conta com profissionais da SES-AM e servidores da Defesa Civil, agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).
As unidades de saúde dos municípios de Tefé e Uarini devem receber medicamentos e insumos. UTIs aéreas serão enviadas ao local para encaminhar pacientes a Manaus.
“Agentes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do município de Tefé, com apoio da Marinha do Brasil, realizaram os primeiros atendimentos no local do acidente. Ainda não é possível informar quantas pessoas estavam a bordo da embarcação, nem o número de feridos, que foram enviados para a sede do município de Uarini”, diz a nota do Governo do Amazonas.
Comitê de Gerenciamento de Crise
Após o acidente, a Prefeitura de Uarini instituiu, por meio do decreto N° 057/2024/PMU-GP, o Comitê de Gerenciamento de Crise.
O comitê tem como objetivo estabelecer e integrar ações de diversos órgãos para socorrer as vítimas, prestar socorro e reduzir danos.
De acordo com o decreto, o comitê também busca prevenir ou minimizar a ocorrências de desastres.
Relembre o caso
Um barco pegou fogo, na tarde de segunda-feira (29), no Amazonas. O barco identificado como M. Monteiro saiu pouco tempo antes do acidente do porto privado capital amazonense, Roadway, em direção ao município de Tabatinga.
Em nota, a Marinha do Brasil afirmou que há a confirmação de diversas pessoas feridas. A empresa responsável pela embarcação também confirmou o acidente nas redes sociais. As causas do sinistro continuam sendo investigadas.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.