Ícone do site Portal Norte

Justiça manda reduzir o número de vereadores em Taguatinga

número de vereadores de taguatinga

Justiça manda reduzir número de vereadores de Taguatinga, pois municípios com até 15 mil habitantes podem ter no máximo nove vereadores. Foto: Marcelo de Deus

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve uma decisão judicial que determina a redução do número de vereadores na Câmara Municipal de Taguatinga.

A decisão, publicada na terça-feira (30), atende a um pedido do MPTO em ação civil pública motivada pelos dados do Censo Demográfico do ano de 2022, que indicou uma população de 14.011 habitantes na cidade de Taguatinga.

Conforme a Constituição Federal, municípios com até 15 mil habitantes podem ter no máximo nove vereadores.

No entanto, a Lei Orgânica de Taguatinga previa 11 vereadores, número que excede o permitido para a atual população, de acordo com a constituição federal.

O trecho da Constituição que prevê a quantidade de vereadores nos municípios do Brasil está presente no artigo 29, inciso IV, alínea “a”.

O juiz Jean Fernandes Barbosa de Castro determinou que a Câmara Municipal de Taguatinga reduza o número de vereadores para nove, conforme ordena a Constituição Federal.

A decisão suspende as partes da lei orgânica da cidade que permitiam mais vereadores. Se a Câmara não cumprir a decisão, pagará multa diária de R$ 5 mil.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

Sair da versão mobile