A empresa VoePass atualizou o número de mortos, neste sábado (10), no acidente de avião em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9). A companhia aérea identificou que um nome estava fora da lista de passageiros, portanto, elevando o número de vítimas para 62.
Antes disso, a empresa havia comunicado a presença de 57 passageiros e quatro tripulantes, agora, elevando para 58. O nome de Constantino Thé Maia estava fora da lista por conta de “questão técnica”, informou a companhia aérea.
Segundo a VoePass a interferência ocorreu no momento de “validação de check-in, validação do boarding [processo de embarque] e contagem de passageiros embarcados”.
Até a manhã deste sábado (10), equipes de resgate retiram 12 corpos dos destroços, os quais já chegaram ao Instituto Médico Legal (IML) Central de São Paulo.
Identificação das vítimas
Na mesma data do acidente, a companhia aérea divulgou uma lista preliminar de vítimas, se baseando nos nomes presentes no embarque.
Após o acidente aéreo em Vinhedo, os bombeiros atuam na identificação dos mortos. O porta-voz, Maycom Cristo, explicou que o avião caiu verticalmente, o que facilitou o reconhecimento dos corpos, que estavam posicionados como se estivessem sentados.
O avião, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo, não teve sobreviventes. A porta-voz ainda detalhou o cenário da tragédia.
Avião cai em Vinhedo: confira a possível causa
Na sexta-feira, por volta das 13h28, o avião da Voepass Linhas Aéreas caiu em um condomínio residencial em Vinhedo (SP). A aeronave havia decolado de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP).
Investigações iniciais indicam que o acidente pode ter sido causado por estol, uma condição em que a sustentação da aeronave é perdida devido à separação do fluxo de ar da asa, frequentemente relacionada à formação de gelo. O Flightradar havia emitido um alerta sobre a formação de gelo na região, em altitudes de 3 a 6 mil metros.
Vídeos nas redes sociais mostram o avião girando e despencando antes de explodir e pegar fogo.
O estol também foi um fator no acidente do voo 883 da Aero Caribbean em 2010, envolvendo um ATR 72, o mesmo modelo do acidente em Vinhedo. Naquele incidente, o voo caiu pouco depois de atingir 20 mil pés, resultando na morte de todas as 68 pessoas a bordo.