O Aeroporto de Florianópolis ficou interditado, nesta segunda-feira (12), após os pneus de um avião “rasgarem” durante pouso. A aeronave ficou no caminho de aterrizagem e não pode ser locomovida por “meios próprios”.
Vídeos, compartilhados nas redes sociais, mostram os pneus do avião da Azul Linhas Aéreas completamente destruídos. A empresa garante não haver registro de feridos e que, os passageiros de voos atrasados receberam a “assistência necessária”.
No total, o incidente causou atraso em 54 voos, que não conseguiam decolar e nem pousar na pista. Os consumidores que marcaram viagem no local, nesta data, devem procurar as companhias aéreas para se certificarem do status do voo.
Em nota, a Azul disse que o pouso e desembarque dos clientes ocorreu de forma segura. Veja imagens do estado da aeronave após atingir o solo:
Acidente de avião em Vinhedo (SP)
Na tarde de sexta-feira (9), por volta das 13h28, uma aeronave da Voepass caiu em um condomínio residencial em Vinhedo, São Paulo. O avião havia partido de Cascavel, Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, também em São Paulo.
As primeiras investigações apontam para a possibilidade de “estol”, uma condição perigosa onde a aeronave perde sustentação devido à separação do fluxo de ar nas asas, frequentemente causada pela formação de gelo. No dia do acidente, o serviço Flightradar alertou sobre a formação de gelo na região, entre as altitudes de 3 a 6 mil metros.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o avião girando no ar antes de perder altitude rapidamente e explodir ao atingir o solo. Esse mesmo fenômeno de estol foi identificado como a causa do acidente do voo 883 da Aero Caribbean em 2010. Naquela ocasião, um ATR 72, o mesmo modelo envolvido no incidente em Vinhedo, caiu pouco depois de atingir 20 mil pés de altitude, resultando na morte de todas as 68 pessoas a bordo.
O acidente ocasionou a morte de 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.