O dia 15 de agosto é feriado em diversas cidades do Brasil, em comemoração à Assunção de Nossa Senhora. Em várias localidades, as pessoas observam a data como uma ocasião de importância religiosa, marcada pela crença na elevação de Maria, mãe de Jesus Cristo, ao céu em corpo e alma.
Em 2024, alguns municípios brasileiros adotam o feriado, o que permite a realização de eventos religiosos e celebrações.
15 de agosto: feriado ou ponto facultativo?
Embora não seja um feriado nacional nem ponto facultativo, o 15 de agosto é considerado feriado municipal em várias cidades do país e até estadual, como no Pará. O motivo do feriado varia conforme a região.
Cidades como Fortaleza e Belo Horizonte dedicam o dia para homenagear a padroeira local, Nossa Senhora da Assunção. Em Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais, a tradição católica dessas localidades marca o feriado, de acordo com dados das prefeituras.
Outras cidades com feriado religioso em 15 de agosto incluem:
- Jundiaí (SP);
- Maringá (PR); e
- Vitória da Conquista (BA).
No Pará, o feriado estadual celebra a adesão do estado à Independência do Brasil, ocorrida em 15 de agosto de 1823.
Significado católico
Desde o século V, os fiéis comemoram o dia 15 de agosto como a data da Assunção de Nossa Senhora. Conforme o site Vatican News, este foi um privilégio concedido a Maria, mãe de Jesus, que teria sido elevada ao céu após o fim de sua vida terrena.
A morte e a corrupção do corpo são consequências do pecado, de acordo com o dogma cristão. Como Maria viveu sem pecado, ela não teria passado pelo processo, sendo diretamente levada à presença de Deus.
O Papa Pio XII reconheceu oficialmente esse fato em 1950 e estabeleceu Maria como um exemplo de fé para os cristãos, ainda que não esteja explicitamente na Bíblia.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.