María Branyas Morera, a pessoa mais velha do mundo, faleceu nesta terça-feira (20) aos 117 anos, em Olot, na Espanha. O anúncio foi feito pela família de Morera por meio do X.

Morera sobreviveu a eventos históricos significativos, incluindo a pandemia de gripe espanhola de 1918, duas guerras mundiais, a Guerra Civil Espanhola e a pandemia de Covid-19. Segundo a família, a centenária faleceu “em paz e sem dor” enquanto dormia.

Nascida em 4 de março de 1907 em São Francisco, Estados Unidos, María Branyas Morera mudou-se para a Espanha em 1915. Casou-se em 1931 com um médico que faleceu aos 72 anos e teve três filhos, 11 netos e vários bisnetos.

O Guinness World Records confirmou sua morte aos 117 anos e 168 dias, tornando-a a oitava pessoa mais velha já verificada na história. De acordo com o comunicado do Guinness, Morera faleceu pacificamente em um lar de idosos na Catalunha, onde viveu nas últimas duas décadas.

O recorde de pessoa mais velha de todos os tempos pertence a Jeanne Louise Calment, nascida em 21 de fevereiro de 1875, que viveu até os 122 anos, conforme registrado pelo Guinness World Records.

Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é a japonesa Tomiko Itooka, nascida em 23 de maio de 1908, com 116 anos.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.