O jornalista da TV Norte, Gabriel Abreu, passou por um episódio de agressão na última segunda-feira (9). Ele estava com o cinegrafista Alan Geissler na cobertura eleitoral de Presidente Figueiredo (AM).

Os membros da campanha da prefeita Patrícia Lopes, que concorre à reeleição no município, os intimidaram após questionarem a candidata.

Diante do caso, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SINJOR/AM) emitiram uma nota. Em repúdio, prestaram apoio aos profissionais.

Notas de repúdio

A associação condenou o ocorrido, afirmando ser inaceitável que uma autoridade pública tente impedir o trabalho da imprensa. Além disso, a Abraji destacou que candidatos, especialmente aqueles que buscam a reeleição, precisam estar preparados para enfrentar questionamentos e o “escrutínio público”.

“A prefeita ser questionada sobre temas que são espinhosos faz parte da cobertura eleitoral. Empurrar, agredir e intimidar, como fizeram seus apoiadores, não”, ressaltaram.

Na mesma linha de raciocínio, o Sinjor/AM também ressaltou a importância da liberdade de imprensa e de expressão, destacando que as equipes dos candidatos devem estar preparadas para lidar com a imprensa.

Além disso, reforçou que, por sua vez, “importância da liberdade de imprensa e de expressão, destacando que as equipes dos candidatos devem estar preparadas para lidar com os jornalistas”.

Confira notas completas aqui e aqui.

Caso do jornalista da TV Norte: relembre

O incidente começou quando o jornalista Gabriel Abreu tentou entrevistar a prefeita, que se esquivou e recusou a responder. Em seguida, um apoiador empurrou Gabriel e intimidou a equipe, impedindo a entrada da TV Norte no local.

A emissora também emitiu uma nota de repúdio e citou “tentativas de cerceamento da liberdade de expressão”.

Veja episódio:

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.