A 3ª Corrida Nova Era foi um grande sucesso, reunindo cerca de 4 mil pessoas na manhã deste domingo (22), entre inscritos e entusiastas. Do total, cerca de mil “pipocas” — corredores que participaram de forma espontânea, sem inscrição formal — se juntaram aos 3 mil atletas oficialmente inscritos.
A largada aconteceu às 6h, no estacionamento da unidade Nova Era, na Avenida Governador José Lindoso, e contou com uma estrutura especial que incluiu massagem, espaço kids e locais para fotos. O evento teve quatro categorias: 5 km, 10 km, deficiente visual, cadeirante e equipes.
Os primeiros colocados nas categorias masculino e feminino geral levaram prêmios em cartão-presente, com valores que chegaram a R$ 1.000.
Josias Reis, porta-voz do Nova Era, afirma que a corrida é uma extensão do que a organização deseja proporcionar à comunidade de Manaus.
“Aqui é um ambiente familiar, preparamos tudo com muito carinho. Nós tivemos 4 mil participantes esse ano, é o nosso recorde. E é isso aí, o que mais queremos: saúde, família e alegria.”, disse.
Ele ainda falou sobre a sua experiência pessoal na corrida e o papel fundamental que ela teve em lhe incentivar a adotar novos hábitos e a largar o cigarro.
“Eu completo, esse ano, um ano que parei de fumar. Eu, com 47 anos e ex-fumante, consegui correr. Então, fica um recado para todos os manauaras que a corrida Nova Era é para todos. E a corrida foi uma das minhas incentivadoras a parar de fumar”, declarou.
Corrida Nova Era 2024: colocações
Na 3ª Corrida Nova Era Manaus 2024 diversos atletas se destacaram em suas categorias, incluindo as modalidades gerais e categorias especiais.
Categoria geral masculina (5 km)
- Leandro Silva Costa (Assessoria Mário);
- Jackson Costa Mendes (CT dos Campeões);
- Alexandre Alves (Black Eagles).
Categoria geral feminina (5 km)
- Márcia da Silva Magalhães (Assessoria Mário Runners);
- Thais Porfírio Dias (Amigos);
- Uhuru Figueira (Mucuras Runners).
Além disso, no percurso de 10 km, o destaque masculino foi Juarez Rosa Silva (JS Piscina), e Franciane dos Santos Moura (JS Piscina).
Na categoria especial de cadeirantes, Francisco de Barros foi o vencedor entre os homens, e Cristina Gonçalves se destacou entre as mulheres.
Na modalidade de deficientes visuais, William Paes conquistou o primeiro lugar masculino, e Camili Vitória venceu no feminino.
Donos do pódio
Marley de Salles da Silva, de 51 anos, que conquistou o segundo lugar na categoria cadeirantes feminino, expressou sua felicidade em completar a prova. Ela destaca o momento de “superação”, uma vez que ainda se recupera de uma fratura recente na perna.
“Eu estava um pouco parada porque fraturei a perna. Já tem três meses que estou me recuperando e agora estou voltando aos treinos”, comentou Marley.
Apesar disso, ela já tem os olhos fixos na próxima edição da Corrida Nova Era: “Vou me recuperar e voltar para o primeiro.”
Sobre o sentimento de alcançar sua meta, Marley destacou a importância de se desafiar: “Todas as corridas que eu faço é para me superar, é para diminuir o meu tempo.”
Participante assídua de diversas competições, ela reforçou sua paixão pelo esporte: “Com premiação ou sem premiação, com troféu ou sem, a gente está em todas as corridas, as pequenas, as grandes.”
Márcia Magalhães
Márcia da Silva Magalhães compartilhou sua empolgação após conquistar o primeiro lugar na corrida, expressando gratidão pela experiência. Ela destacou que seu preparo para a competição foi intensivo, com treinos focados para alcançar uma boa colocação.
Hoje, graças a Deus, melhorei meu tempo em relação ao ano passado”, comentou, visivelmente feliz com seu desempenho.
Além de conquistar o primeiro lugar, a atleta expressou a satisfação de ter superado suas próprias expectativas.
“Feliz, né? Gratificante também, até porque a gente sabe que aqui é um percurso meio difícil, bem desafiador, mas o legal de tudo isso é correr e se sentir bem. É o que sinto hoje.”, afirmou.
Com um histórico sólido de participação em corridas, Márcia já competiu em várias edições do evento Nova Era, alternando entre distâncias de 10 km e, mais recentemente, 5 km.
Juarez Rosa Silva
O campeão dos 10 km na categoria masculina compartilhou sua trajetória de mais de 10 anos no mundo das corridas e destacou a importância de uma preparação constante.
“O processo já vem constante, né? A gente já tem mais de dez anos nessa luta. Já participei das outras duas edições, correndo os 5 km, fui o campeão. Agora, esse ano, resolvi participar dos 10 km e me consagrei campeão mais uma vez”, contou, agradecendo à equipe do Nova Era pela organização do evento, que se tornou uma tradição para ele.
Ao refletir sobre a sensação de vencer e superar suas próprias metas, ele descreveu a experiência como única.
“Cada corrida é um objetivo. Cada corrida a gente se motiva, se prepara. A gente já está pensando na próxima edição. Então, é isso. Cada corrida tem uma sensação diferente”, disse.
Para aqueles que desejam participar, mas ainda esperam uma motivação a mais, Juarez oferece um conselho encorajador: “Dê o primeiro passo. Participar, começar a vir. Depois que a gente entra nessa vida, não consegue mais parar. Eu já tenho quase 15 anos. Comecei e nunca mais consegui parar”, declarou.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.