Uma tempestade de areia deixou moradores de Manicoré, a 332 km de Manaus, apavorados no último domingo (22). Um vídeo, compartilhado em aplicativos de mensagem, mostra o momento em que as partículas tomam conta da cidade.

Além da poeira, os moradores relataram um forte cheiro de fumaça e ventanias. Segundo o AM Post, o vento seco quase derrubou árvores, e o odor de fumaceiro causou incômodo na população local.

Vídeo:

Tempestade de areia em Manicoré – Vídeo: Reprodução/WhatsApp

Tempestade de areia: o que é?

A tempestade de areia é um fenômeno natural que ocorre quando ventos fortes levantam grandes quantidades de areia e poeira do solo seco para o ar, formando nuvens densas.

Essas tempestades geralmente acontecem em desertos e em regiões áridas ou semiáridas. Consequentemente, elas podem reduzir drasticamente a visibilidade, dificultando a locomoção e impactando a saúde respiratória das pessoas.

Entretanto, esse fenômeno não é comum no Amazonas, que é uma região tropical e possui uma vegetação densa, como a floresta amazônica. No entanto, em situações de desmatamento ou queimadas, a remoção da vegetação pode elevar a poeira e a areia, especialmente em períodos de seca.

Fenômeno em Manaus

Além disso, a capital amazonense viveu um cenário similar em 2023. O incidente ocorreu em novembro, período em que a cidade ainda sofria com a seca, caracterizada por pouquíssimas chuvas.

Ademais, as queimadas contribuíram para a situação, intensificando os efeitos da poeira e da fumaça no ar.

Esse tipo de fenômeno já aconteceu em São Paulo, além de outras regiões do Brasil, e no Chile.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.